Quando a menstruação atrasa ou você sente qualquer enjoo, a primeira pergunta que vem na cabeça é: "Será que estou grávida?". Comigo aconteceu algumas vezes, mas foi apenas uma vez que o resultado foi POSITIVO!
Geralmente, os sintomas que mais levam as mulheres a fazer o teste de gravidez são: atraso menstrual, enjoos, tontura, desejo por coisas diferentes, sono ou fome. Fome? Sim, meu primeiro sintoma de gravidez foi fome! Sem saber que estava grávida, eu comentava com todo mundo que parecia que tinha uma sucuri na barriga ou que eu era um saco sem fundo, porque minha fome era infinita.
Depois de algum ou alguns dos sintomas mencionados, a primeira coisa que queremos fazer é um teste rápido, daqueles de farmácia mesmo, que você usa a urina, geralmente a primeira da manhã onde está concentrada em maior quantidade aquele hormônio que liberamos na gestação, o HCG. Na maioria dos testes, se você visualizar 2 listras, parabéns, você está grávida! Se der negativo, você tem 2 opções, repetir o teste se os sintomas continuarem, ou partir para um exame um pouco mais invasivo. No meu caso, eu fiz o teste de urina, e a segunda listra deu tão fraquinha, que eu não acreditei muito, então busquei a outra opção imediatamente.
Vamos então para o segundo teste, ou primeiro para algumas mulheres menos ansiosas (o que não é meu caso): o exame de sangue. Ele se chama Beta HCG, é um simples exame de sangue, geralmente não precisa estar em jejum e pode demorar algumas horas a um dia para sair o resultado, porém, na minha opinião, esse é o resultado mais confiável.
E finalmente, a ultrassonografia transvaginal para visualizar o embrião, verificar se ele está no lugar certo, os batimentos cardíacos, medir e saber se é feto único ou se são múltiplos. Esse exame só é feito com pedido médico, ou seja, nesse estágio, você já terá feito a sua primeira consulta de pré natal. Um detalhe muito importante, é que nessa primeira ultrassom, será verificado também, através dos dados do bebê, qual a idade gestacional e calculado a Data Provável do Parto (DPP).
Eu só acreditei mesmo que estava grávida depois do ultrassom, até porque eu queria saber se estava tudo certo antes de comemorar. Tem mulheres que sabem antes mesmo da menstruação atrasar, outras nem precisam fazer teste, a intuição e o conhecimento do próprio corpo já sopra aos ouvidos e ao coração. E com você, como foi?
Beijocas,
Nenhum comentário:
Postar um comentário