domingo, 26 de julho de 2015

Liberdade de Escolha, "O PARTO"!



A gravidez está sendo acompanhada através do pré-natal, o planejamento orçamentário está sendo feito para comprar o enxoval e arrumar o quartinho do bebê, a decoração para o chá de bebê está sendo pesquisada, a busca pelo nome do bebê está sendo feita através de livros e pesquisa na internet. Mas algo está faltando: buscar informações sobre a via de nascimento do bebê, ou "O PARTO"!

Parto Normal ou Cesárea? Saiba que não é só isso, existe o Parto Normal Hospitalar, Natural, Humanizado, em Casa de Parto, Domiciliar, Desassistido, Fórceps, à Vácuo. Ou ainda, Cirurgia cesariana, agendada, de emergência, intraparto. São muitas as maneiras que um bebê pode chegar ao mundo, mas será que estamos preparadas para poder escolher qual queremos e/ou qual é a melhor, mais saudável e com mais benefícios para mãe e bebê?

Cada vez mais essa escolha não é permitida, e sim imposta pelo médico, por comodidade dele, ou mesmo pela sociedade, que insiste em nos dar "conselhos" inúteis e desnecessários.
Mas será que não podemos mesmo questionar? Será que somente porque o médico passou anos estudando sobre o assunto, ele tem o direito total e absoluto sobre MEU corpo e sobre MEU filho? Será que não posso questionar o médico até mesmo sobre os procedimentos que serão feitos no MEU corpo e com MEU bebê? Sim, PODE e DEVE questionar à todos! Questione o médico fofo, aquele que é médico da família há anos ou aquele indicado pela amiga. Questione os mitos da nossa sociedade, as culturas impostas. Devemos questionar e pesquisar sempre, pois só assim teremos a tão sonhada Liberdade de Escolha. Como disse no começo, planejamos, pesquisamos e buscamos várias informações sobre tudo quando estamos grávidas, então por que não buscar informação de qualidade, segura e com embasamento científico para, aí sim, poder ESCOLHER qual a melhor maneira de um filho nascer?
Sendo assim, acredito que com essas questões já consegui abrir um leque para você  buscar informações. Lembrando que uma equipe que acolha as suas escolhas é essencial para você ser respeitada.

Vou ajudar colocando aqui dois sites que são recheados de informações seguras e de confiança para você poder começar a se munir e você consegue encontrar outros também:

Blog da Dra. Melania Amorim, uma médica obstetra que atua baseada em evidência científica:
http://estudamelania.blogspot.com.br/

Blog da Dra. Ligia Moreiras Sena, uma profissional respeitada e engajada, que quer transmitir seu  conhecimento, passando informação de qualidade:
http://www.cientistaqueviroumae.com.br/

O filme O Renascimento do Parto também ajuda com algumas questões sobre a cultura de parto no nosso país, as diferenças sobre o parto e a cesariana e o atendimento humanizado.

Alguns livros também são válidos para ajudar na escolha:

- Parto Ativo, Janet Balaskas
- Parto Normal ou Cesárea? O que toda mulher deve saber (e homem também), Simone Diniz e Ana Cristina Duarte, Ed. UNESP
- Renascimento do Parto, Michel Odent
- Quando o corpo consente, , Therese Bertherat, Marie Bertherat e Paule Brung
- Parto com Amor, Luciana Benatti e Marcelo Min

Questione, estude, pense, saia da zona de conforto.

Boa leitura!

Beijocas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário