Saiba que quando o seu bebê está mais choroso, querendo mais colo, está dormindo super mal, pedindo mais a atenção da mãe e anda solicitando mais mamadas, não significa que ele é manhoso ou só está querendo te enlouquecer. Os bebês passam por algumas fases de desenvolvimento, onde tudo isso que citei é normal, basta ter paciência e atender aos pedidos do pequeno, que em alguns dias tudo volta ao normal, seu bebê volta a ser aquela coisinha fofa e risonha de sempre.
Abaixo vou citar os períodos prováveis onde essas fases acontecem. Elas podem surgir um pouco antes ou depois, em maior ou menor intensidade. Mas a notícia boa é que elas passam e deixam saudade.
Saltos de desenvolvimento
Saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração.
Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que a quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono. Em outras palavras, um dos ‘efeitos colaterais’ desse trabalho todo que o cérebro dos bebês está fazendo é que eles não dormem tão bem quanto o fazem em períodos que não estão trabalhando em dominar uma nova habilidade. Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.
Então prepare-se, os saltos acontecem geralmente com:
- 5 semanas (1 mês)
- 8 semanas (quase 2 meses)
- 12 semanas (quase 3 meses)
- 19 semanas (4 meses e meio)
- 26 semanas (6 meses)
- 30 semanas (7 meses)
- 37 semanas (8 meses e meio)
- 46 semanas (quase 11 meses)
- 55 semanas (quase 13 meses)
- 64 semanas (quase 15 meses)
- 75 semanas (17 meses)
Picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos de picos os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo agora mais acelerado. Então o bebê que dormia longos períodos à noite pode começar a acordar mais e solicitar mais mamadas. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas, mas agora com o organismo da mãe adaptado a produzir mais leite.
É muito importante respeitar a demanda aumentada de mamadas, pois somente com a livre demanda é que a produção de leite materno se ajusta perfeitamente às necessidades do bebê.
Os picos acontecem geralmente com:
- 7 a 10 dias
- 2 a 3 semanas
- 4 a 6 semanas
- 3 meses
- 4 meses
- 6 meses
- 9 meses (em torno)
Essa tabela eu SEMPRE usei com a Sofia. Qualquer comportamento fora do "comum" dela eu já corria para consultar se era alguma fase, e geralmente era certeiro.
É óbvio que o comportamento de uma criança não se resume somente a isso, mas é uma mão na roda, principalmente para aceitar com mais facilidade essas difíceis mudanças, pois são fases bem cansativas para mãe, mas que valem a pena, porque as habilidades adquiridas nos deixam babando. Sem contar que nos ajuda na empatia para com nosso filho, podemos entender mais profundamente o que está se passando com nosso pequeno ser.
Essa é uma referência que obtive no site da AMS Brasil. Nele também há muitas explicações, inclusive o que pode acontecer de habilidades do seu filho de acordo com idade dele ou quais os outros comportamentos que você pode verificar quando está passando por algum pico. É muito interessante, vale a pena a leitura!
Beijocas,
Nenhum comentário:
Postar um comentário