"O desmame precoce contribui para a desnutrição, para a mortalidade infantil e pode prejudicar o vínculo da mãe com o bebê. O leite materno é o alimento ideal para o bebê, protege contra as infecções e estreita o vínculo entre mãe e filho.
O leite da mãe deve ser o único alimento do bebê nos primeiros 6 meses. A amamentação garante a saúde da criança e pode se estender a partir dos 6 meses até os dois anos de idade ou mais, junto com outros alimentos.
Os principais cuidados para facilitar o aleitamento e evitar o desmame precoce são:
- colocar o bebê no peito na primeira hora depois do parto;
- dar só leite materno e não oferecer nada mais (nem água ou chá) durante os 6 primeiros meses;
- amamentar o bebê sempre que ele pedir e não em horários determinados (livre demanda);
- dar o peito de forma correta: o bebê deve abocanhar toda a aréola (parte escura do peito) e não
só o bico do peito; - não deixar de amamentar se as mamas endurecerem. A mãe deve ser orientada a retirar manualmente o leite e receber analgésicos se houver muita dor. Se não melhorar, deve procurar a equipe de saúde.
NÃO DAR CHUPETA OU MAMADEIRA PARA O BEBÊ."
(Esse texto é do Ministério da Saúde, através do Programa Rede Cegonha, como base para uma boa amamentação)
Destaco atenção para os dizeres "Não dar chupeta ou mamadeira para o bebê" para ajudar a esclarecer os prejuízos que o uso desses artefatos são para o aleitamento materno e como evitar o seu uso.
O formato anatômico de chupetas e mamadeiras (mesmo aquelas que garantem que são iguais ao peito) nunca vão se igualar ao seio materno. O ato da amamentação utiliza músculos que não são alcançados com o uso de bicos artificiais e a chupeta é uma forma vazia de consolo.
Mamadeira X Aleitamento materno
Parece fácil falar para não utilizar os bicos, mas muitas mães tem dificuldades no começo da amamentação ou até mesmo para lidar com o recém nascido e o uso desses bicos facilitam no dia a dia. Porém, essa medida é superficial, porque não é o que a criança está efetivamente querendo. Na verdade, um bebê precisa da sua mãe, somos mamíferos, e o que um filhote de mamífero faz quando nasce? Fica grudado na sua mãe, até atingir um certo amadurecimento e começar a sair para descobrir o mundo, isso acontece com o ser humano também e leva alguns meses.
"Os seres humanos são mamíferos. Nascemos do ventre de uma mãe e necessitamos desesperadamente ser protegidos pelo corpo materno. Privar as crianças do prazer de estar em contato permanente com a mãe é um desastre ecológico. Estamos reprimindo todo o prazer, todo o pulso vital e toda implantação sensorial da criança para o resto da vida. A amamentação é parte disso - mas, sem a permanência da criança sobre o corpo da mãe, a própria amamentação não pode prosperar". LAURA GUTMANSe você oferece a mamadeira (mesmo que seja com leite materno), o movimento de sucção é diferente de quando ele mama no peito, então pode acontecer a confusão de bicos e quando o bebê for pegar o peito novamente, pode estranhar e rejeitar, interrompendo precocemente o aleitamento e interferindo na saúde e desenvolvimento da criança.
Então, quando seu bebê chorar, mesmo que ele tenha acabado de mamar no peito, ofereça o peito novamente, sem medo, sem vergonha do que as pessoas vão achar ou dizer. Às vezes ele não está mais com fome, mas quer sentir o calor e a proteção da sua mãe, ou está sentindo algum desconforto intestinal e a sucção ajuda a passar. Enfim, várias situações onde o peito (ou o ato de amamentar) não será necessariamente para alimentar o corpo, mas também o psicológico e o emocional do seu bebê (e até mesmo o nosso).
A Chupeta
É bem claro que ela faz o papel do seio materno. Qual é o mais natural e o que veio antes? Sendo assim, quando dizemos que o bebê está chupetando o peito ou que é pra dar uma chupeta logo de vez, estamos fazendo aí uma inversão, porque como foi dito antes, o peito não é só alimento, é acalento.
O que pode acontecer também, é que o bebê pode estar um pouco entediado, então ao invés de oferecer a chupeta, que tal fazer um passeio no carrinho ou sling, colocar uma música, ler um livro ou balançar em uma rede?
Abaixo está um link falando um pouco sobre a utilização da chupeta e seus malefícios. Destaco o texto:
"Pesquisas científicas comprovam que as crianças que param de mamar antes usam chupeta com mais frequência do que aquelas que são amamentadas por um período maior de tempo, sugerindo uma relação entre esses dois fatos. Além disso, a sucção feita em um bico artificial leva à perda da tonicidade e a alteração dos músculos da face (principalmente dos lábios e da língua), o que acaba confundindo a criança e a leva a não ser mais capaz de mamar o peito da mãe da maneira correta.http://hypescience.com/os-males-da-chupeta-e-como-ela-pode-comprometer-seu-filho-para-o-resto-da-vida/
Também existem evidências de que o uso de chupeta diminui a produção de leite da mãe, uma vez que o bebê procura menos pelo peito. Esse fato pode até mesmo interferir no ganho de peso da criança.
Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças é um dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, uma cartilha elaborada pela Unicef em parceria com a Organização Mundial da Saúde e recomendada pelo Ministério da Saúde do Brasil."
Seu bebê precisa de sua atenção, precisamos entender que esse é um período onde nossas prioridades mudam. Deixe a limpeza da casa pra depois ou aquele almoço caprichado para quando tiver alguém em casa pra te ajudar. Nos dias de maior cansaço, saia para dar uma volta com o bebê, lembre seu/sua companheiro dos seus deveres, tomem um banho juntos, há uma infinidade de coisas que vocês podem fazer juntos sem cair na tentação da chupeta. São alguns meses que passam super rápido e o carinho e a atenção que você dará para seu pequeno, especialmente nesse período, será um reflexo para a vida toda do seu filho.
Beijocas,
Nenhum comentário:
Postar um comentário