Informações sobre gestação, parto, amamentação e maternidade. Acompanhamento como doula. Massagem durante a gravidez e no pós parto. Atendimento em Caçapava e região do Vale do Paraíba/SP.
Marcadores
- amamentação (4)
- cesárea (5)
- criança (3)
- depoimentos (2)
- doula (6)
- gravidez (12)
- massagem (2)
- nascimentos (6)
- parto domiciliar (8)
- parto humanizado (13)
- puerpério (5)
- recém nascido (6)
- Relato de Parto (5)
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Menina ou Menino?
Para quem tem o desejo de saber o sexo do bebê e não consegue controlar a ansiedade, vou comentar um pouco sobre os métodos científicos e os culturais, mitológicos e simpatias para tentar descobrir.
O método mais utilizado é o exame de ultrassom, feito geralmente entre 13 e 16 semanas, dependendo do profissional e da posição do bebê já conseguimos saber, o mais provável mesmo é à partir das 20 semanas. É um exame relativamente simples e fácil de fazer, geralmente o convênio cobre e é feito pelo SUS. Esse exame não é pedido somente para descobrir o sexo do bebê, mas também para verificar a situação da placenta, líquido amniótico e a saúde do bebê.
Para os mais ansiosos, existe um exame de sangue, chamado sexagem fetal. Ele é um simples exame de sangue, onde é detectado o sexo do bebê, com praticamente 100% de precisão, e pode ser feito à partir de 8 semanas de gravidez. Acredito que nenhum convênio cubra esse exame, muito menos que o SUS faz, então tem que ser no particular mesmo.
Há também um exame comprado na farmácia, onde é utilizada a urina e, segundo o fabricante, pode ser feito à partir de 10 semanas de gestação, porém não é 100% eficaz. Também não é barato e não é encontrado facilmente nas farmácias.
Agora, se você acredita (ou quer fingir que acredita), tem alguns métodos diferentes e alguns bem divertidos de descobrir o sexo do bebê, sem custo algum. Porém vale lembrar que não são métodos eficazes, ou seja, não saia comprando o enxoval todo com base neles.
Acho que o mais conhecido é a Tabela Chinesa. É uma tabela que consiste basicamente em saber o mês da concepção e a idade lunar da mãe. Você encontra ela facilmente em uma busca rápida pela internet, e as instruções também. Esse eu fiz, e deu que eu teria um menino.
Tem a brincadeira do garfo e colher. Uma pessoa esconde um garfo embaixo de um travesseiro ou almofada e uma colher em outra, depois pede pra gestante escolher e sentar em cima de um ou outro (sem saber qual está embaixo, claro!), se ela sentar em cima do garfo é menino, se ela sentar em cima da colher é menina. Eu sentei em cima do garfo. Essa falhou comigo, menino novamente.
Em um momento de descontração da gestante, você pede as duas mãos dela, se ela estender com a palma virada pra cima é menina, se estender com a palma virada para baixo é menino. Fiz também, mãos com a palma para cima, finalmente uma acertou, menina!
Eu fiz algumas dessas brincadeiras, mas descobri mesmo na ultrassom com 21 semanas, porque a Sofia não deixou ver antes o que ela tinha no meio das perninhas.
E você, conhece alguma outra maneira de tentar descobrir o sexo do bebê sem ser pelos métodos tradicionais? Divida conosco!
Beijocas,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário